As atualizações do Windows 10 parecem ser uma fonte de problemas que nunca mais são resolvidos.
Estas surgem periodicamente, estragando funcionalidades e opções que estavam a funcionar de forma perfeita, sempre de forma aleatória.

 

Com a Patch Tuesday de setembro a Microsoft procurou resolver vários problemas de segurança, mas a verdade é que trouxe novos. São já várias as situações reportadas e agora justa-se uma nova. Desta vez o problema afeta uma das melhores funcionalidades que o Windows 10 agora tem.

 

O Linux e o WSL são hoje uma certeza no Windows 10

Desde que o Windows 10 foi lançado que se sabe que a aproximação da Microsoft ao Linux é grande. Depois de anos de costas voltadas, estes dois sistemas uniram-se e convivem hoje de forma transparente dentro da proposta da Microsoft.

 

Conhecido como WSL, este tem crescido e recebido novas funcionalidades. É quase impensável, mas hoje podemos usar um sistema de ficheiros transversal e até ter apps Linux com ambiente gráfico dentro do Windows.

 

Atualização da Microsoft compromete este elemento

Pois a KB4571756, lançada há poucos dias pela Microsoft está a comprometer este componente. Em particular o WSL 2 está a ter problemas em ser usado depois desta atualização ter sido instalada.

 

Não se sabe ainda a causa deste problema, mas o certo é que depois da sua instalação o erro começa a surgir. Sempre que se tenta usar o Linux no Windows 10, surge uma mensagem de erro, revelado que esse objeto não é encontrado.

 

Solução é remover esta atualização

A solução por agora é a mesma de sempre e que parece funcionar em muitos casos. Passa por remover a instalação do KB4571756 e esperar que a Microsoft resolva este problema. Em casos mais raros, será necessário reinstalar a versão Linux instalada no Windows.

 

Deve chegar em breve a esperada correção para este problema. Não se sabe quando, estando já a Microsoft a tentar resolver esta situação anormal do Windows 10. Desta vez a vítima parece ser o WSL 2 e o Linux, tal como de outras vezes foram outras partes do Windows.

 

Fonte: https://pplware.sapo.pt/